Hoje em dia muitos Portugueses são proprietários de uma segunda habitação com jardim e piscina onde, aproveitando o bom tempo, podem “escapar” para um refúgio seu.
No entanto não nos podemos esquecer que a piscina será sempre um local atrativo para as crianças e adultos, e que queremos passar muito mais tempo a utiliza-la do que a limpa-la.
Assim sendo, a questão que muitos proprietários se colocam é a seguinte: Como proteger adequadamente a piscina durante um longo período de ausência?
Existem genericamente 4 tipos de dispositivos de segurança para as piscinas privadas, sendo que cada um terá as vantagens e inconvenientes. São eles: Alarmes Sonoros, Barreira de Segurança, Abrigo Telescópico (ou fixo) e Cobertura Amovível. Mas qual é melhor opção para uma casa secundária?
- Existem dois tipos de Alarmes Sonoros: os Periféricos e os de Imersão. Comum a estes alarmes, é o facto de servirem « apenas » de barreira invisível à piscina, pois não existe nenhum impedimento real de pessoas e/ou animais de entrarem na mesma. O Alarme Periférico funciona por meio de raios infra-vermelhos invisíveis que circundam a piscina. Estes são originados e recebidos por uns pilares fixados em torno desta. Já o alarme de Imersão é instalado/fixado numa parede da piscina, em contacto com a água.
(Alarme Perimétrico para Piscinas)
(Alarme Detetor de Imersão para Piscinas)
Vantagens: são os mais discretos e menos onerosos.
Desvantagens: o estrondoso alarme emitido não impede fisicamente de algo ou alguém entre na piscina. Os Alarmes Periféricos, ainda podem usar o “susto” da sirene, pois esta começa a funcionar antes de uma hipotética queda na água. Os de Imersão apenas são activados depois de um mergulho na água de um objeto pesado ou pessoa ou animal. Ora para uma casa secundária, não serviria de nada um alarme quando o proprietário se encontra a muitos quilómetros de distância. Também não mantêm a piscina limpa pois não evitam a queda de lixos e folhas.
- A Barreira ou vedação é um meio muito eficaz de restringir o acesso à zona da piscina. Elas podem ser de vários materiais, como acrílico, rede e gradeamento entre outros, podendo ainda ser amovíveis ou fixas.
(Barreira Fixa para Piscinas)
(Barreira de Segurança Amovível para Piscinas)
Vantagens: muito eficaz com crianças e animais. As barreiras amovíveis depois de retiradas, deixam a piscina com uma vista desimpedida.
Desvantagens: oferecem apenas a função de segurança. O seu preço pode ser elevado e as fixas/permanentes podem “ferir esteticamente” a zona da piscina.
- O Abrigo (Cobertura telescópica ou fixa) proporciona uma casa tipo “estufa” à piscina, abrigando-a do vento, cobrindo-a e protegendo-a.
(Abrigo de Piscinas Modular)
Vantagens: quando devidamente fechada, impede o acesso à piscina a qualquer pessoa ou animal. Sozinha ou em combinação com um sistema de aquecimento aumenta bastante a temperatura de água, permitindo assim usar a piscina durante todo o ano. Protege totalmente a piscina contra a sujidade.
Desvantagens: preço bastante elevado. Em alguns casos pode afectar a estética do jardim.
- Coberturas de Piscinas. Existem vários tipos com funções distintas (proteger, segurança, aquecimento) e inclusive com multifunções combinando estas que foram descritas.
(Cobertura de Piscinas Qualifil)
Vantagens: as que cumprem as normas internacionais, são perfeitamente seguras suportando o peso de um adulto ou animal. São económicas e protegem a piscina das sujidades e folhas. São fáceis de colocar e quando desmontadas podem ser armazenadas num ligar discreto.
Desvantagens: necessitam de ser retiradas para se poder usufruir da piscina e de novo colocadas se a queremos proteger.
Em resumo, os alarmes não são muito eficazes para tornar segura a piscina numa casa secundária, pois requerem a intervenção do proprietário. Depois entre Barreiras, Abrigos e Coberturas, o nível de segurança é muito bom, só desempatado pela questão do preço. Neste sentido, a melhor relação entre custo/qualidade está presente nas coberturas, sendo este o sistema que as Piscinas Waterair recomendam para a sua casa secundária.